
Ministério Público do Rio de Janeiro Cumpre Mandados em Residências de Juízes
- Notícias
- 24 de abril de 2020
O Ministério Público e o Tribunal de Justiça do Rio cumpriram nesta sexta-feira (24) mandados de busca e apreensão na residência de dois juízes estaduais.
Os nomes dos investigados não foram divulgados — o processo corre em sigilo.
Outros 19 endereços de 16 investigados, entre residências, empresas e escritórios de advocacia, também foram alvo de mandados.
Os mandados de busca foram deferidos em investigações que tramitam no Órgão Especial do Tribunal de Justiça. O objetivo é apurar a prática de delitos atribuídos aos magistrados.
A operação é do Grupo de Atuação Originária Criminal (Gaocrim/MPRJ), e a Corregedoria-Geral do Tribunal de Justiça do Rio (TJRJ), com apoio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco/MPRJ) e da Coordenadoria de Segurança e Inteligência (CSI/MPRJ).
A operação teve a participação de 19 promotores de Justiça, três juízes da Corregedoria do TJRJ e 17 oficiais de Justiça.
Outras operações
Nas últimas semanas, desembargadores do Tribunal de Justiça foram alvos de operações no Rio de Janeiro. O gabinete do desembargador Mário Guimarães foi revistado pela Polícia Federal e por agentes da Procuradoria-Geral da República.
No dia 9 de abril, o desembargador Siro Darlan foi afastado do cargo pelo Superior Tribunal de Justiça, que semanas mais tarde também tomaria a mesma decisão contra Mário Guimarães.
Fonte: https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2020/04/24/justica-do-rj-e-mprj-cumprem-mandados-nesta-sexta.ghtml